Quem somos

O Instituto Yglota | Poliglotismo e Integração nasceu no bojo do Movimento Poliglota no Brasil, surgido em 2009 na Região Trinacional do Iguaçu (Brasil, Paraguai, Argentina).

O Movimento Poliglota constitui-se de um tripé, em que na base estão os encontros gratuitos para praticar idiomas e fazer amizades. Existem mais de vinte “clubes” poliglotas espalhados pelo Brasil, sob a coordenação geral do Clube Poliglota Brasil. Do adensamento da participação nos encontros, surgiu em 2016 uma conferência anual de línguas e culturas, o Poliglotar. Em 2022, foi realizado o I Encontro Internacional de Poliglotas na Região Trinacional do Iguaçu, reunindo autoridades políticas e institucionais com o lema de aproximação dos povos pelos idiomas. Das demandas surgidas nesse evento, surgiu o Instituto Yglota de Poliglotismo e Integração, que publicou o 1º Relatório Yglota de Nacionalidades e Etnias da Região Trinacional e o Dicionário Bilíngue de Expressões Populares da Tríplice Fronteira, no II Encontro Internacional de Poliglotas na Região Trinacional do Iguaçu, realizado em Puerto Iguazú, na Argentina.

As publicações e os eventos são materializações do compromisso do Instituto Yglota com as demandas levantas pelos representantes políticos e institucionais. A partir da constituição de redes e alianças de pesquisadores e instituições afins, o Yglota é capaz de ampliar o escopo de sua missão de aproximação dos povos por meio dos idiomas.